Foto: Rian Lacerda (Diário)
Com a confirmação do retorno do Inter-SM à elite do futebol gaúcho na tarde deste domingo (17), a Avenida Liberdade, esquina com Rua Coronel Niederauer, no entorno do Estádio Presidente Vargas, foi o destino da celebração alvirrubra após o apito final.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Centenas de pessoas, vestidas com tradicional "manto" do clube, além de bandeiras e toucas, juntas, comemoram uma espera de 14 anos. Para o torcedor Vinicius Michel, que vestia um traje "criativo" no pós-jogo, o significado desse acesso tem um gostinho especial:
– Muita alegria depois de 14 anos esperando, agora é tudo de bom. Estávamos tentando há muito tempo.
Para o torcedor Ricardo Furlan, o objetivo "finalmente" foi alcançado:
– Finalmente! Demorou muito para chegar esse momento e agora estamos aí. A torcida fez sua parte, agora é Série A – conta.
Já as integrantes do Pagode das Pretas prestigiaram o jogo e celebraram a conquista:
– Hoje é dia de comemoração. Pagode das Pretas veio aqui hoje representar o Alvirrubro e estamos muito felizes. Vamos Inter!
Confira no vídeo:
Relembre como foi o jogo
Assim como o último jogo do Inter-SM na Baixada, contra o Bagé, a equipe começou a partida pressionando o adversário. Nos primeiros duelos do confronto, o time alvirrubro levou vantagem. Logo aos dois minutos e quarenta segundos, Jarro invadiu a área e foi derrubado por Iago Cousseau. O árbitro Jean Pierre Lima assinalou a penalidade. Na cobrança, o artilheiro alvirrubro Gabriel Morbeck chutou de perna esquerda para defesa do goleiro Lucas Alves, que impediu a abertura do placar.
Nos minutos seguintes, a equipe e a torcida sentiram o baque após o pênalti desperdiçado, mas a partida continuou disputada e equilibrada entre as duas equipes. Foi somente no fim da primeira etapa que o Inter-SM voltou a controlar o duelo e levar perigo ao gol adversário. Aos 39 minutos, na direita do campo de ataque, Wilson Júnior cruzou para a área e o lateral esquerdo Alan Bald chegou para cabecear e abrir o placar para o Alvirrubro.
Na segunda etapa, o Veranópolis buscou a reação logo nos primeiros instantes. Aos quatro minutos, a equipe da Serra Gaúcha chegou com perigo, em bola cruzada por baixo, que saiu devagarinho ao lado da goleira defendida por Rafael Copetti. Mesmo assim, não demorou muito para o Inter-SM voltar a controlar a partida. Dois minutos depois da grande chance do time pentacolor, Wilson Júnior e Jarro Pedroso chegaram com perigo ao gol adversário. Aos 13 minutos, foi a vez de Alan Bald desviar após cobrança de falta de Laion e também parar nas grandes defesas de Lucas Alves.
Aos 40 minutos da etapa final, a equipe do Veranópolis chegou a atingir a trave, mas não foi o suficiente para reverter o placar e o acesso alvirrubro. Logo em seguida, o Inter-SM quase ampliou, mas a bola saiu tirando tinta da trave e o placar se manteve em 1 a 0.
Agora, o Inter-SM fará a grande final contra o Novo Hamburgo nos próximos dois finais de semana. A equipe anilada venceu o confronto contra o Aimoré, na outra semifinal. No próximo domingo (24), as equipes se enfrentam no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. O jogo da volta será em Santa Maria, na Baixada, no dia 31 de agosto.
Leia mais:
- Com Inter-SM de volta à Primeira Divisão, prefeitura avalia arquibancada fixa e obras no entorno
- Inter-SM vence Veranópolis e conquista retorno à elite do futebol gaúcho após 14 anos na Divisão de Acesso
- "Acho que Deus guardou para mim esse gol", afirma Alan Bald sobre vitória do Inter-SM sobre o Veranópolis e retorno à Série A do Gauchão